Descubra o que é relaxamento capilar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPin on PinterestBuffer this page

relaxamento-capilar-soul-black

O relaxamento capilar é um tipo de alisamento químico indicado para cabelos cacheados ou crespos. O seu resultado varia de acordo com a vontade da(o) cliente, podendo alisar completamente as madeixas ou somente soltar os cachos, deixando-os mais definidos e com menos volume.

Hoje no mercado existe uma infinidade de produtos que prometem alisar os cabelos, no entanto nem todos são confiáveis ou se enquadram nas normas estabelecidas pela ANVISA. Assim, um método seguro de alisamento capilar é relaxamento feito com hidróxido de guanidina.

O hidróxido de guanidina é formado pela junção do hidróxido de cálcio (pH 12) presente na base relaxante com o carbonato de guanidina contido no líquido ativador. No momento em que se mistura estes dois componentes é realizada a formação do creme de relaxamento e, consequentemente, do hidróxido de guanidina, responsável pelo alisamento capilar. Para entender melhor como esta substância atua nos cabelos vamos entender um pouco sobre a estrutura dos fios.

A maior parte do cabelo é composta por queratina (cerca de 85%), uma proteína que é responsável pela estrutura dos fios. Dentre diversos outros componentes, a queratina é formada por um aminoácido chamado cistina, e as moléculas de cistina estão ligadas entre si através de uma ligação química chamada de ponte dissulfeto, ou pontes de enxofre (entre duas moléculas de enxofre S-S), e essas pontes é que são as responsáveis por conferir a forma dos cabelos.

O creme de relaxamento atua exatamente nestas pontes de enxofre, pois o pH elevado realiza a abertura das pontes, o que permite que o agente alisante penetre na fibra capilar e promova o realinhamento da mesma. Após o tempo de pausa é realizada a neutralização com redução do pH dos fios, o que permite a formação de novas ligações chamadas ligações de lantionina, conferindo assim o formato desejado dos fios, lisos ou com cacho mais definidos.

O relaxamento capilar é indicado para quem quer alisar ou reduzir o volume dos fios de forma segura, pois o hidróxido de guanidina além de ser um alisante autorizado pela ANVISA, não possui cheiro forte, não causa ardência nos olhos e não utiliza a prancha no momento da aplicação. Para realizar o procedimento com total segurança e garantia de um excelente resultado utilize o kit de relaxamento Soul Black e conte com o auxílio de um bom profissional.