HIDRATAR, NUTRIR OU RECONSTRUIR? COMO IDENTIFICAR!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someoneShare on TumblrPin on PinterestBuffer this page

soul-black-nutrição-reconstrução

O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de cuidados com os cabelos em que você irá planejar sua rotina de tratamento de acordo com as necessidades dos seus fios. Para tanto é indispensável que você saiba olhar para o seu cabelo e entender qual o tipo de tratamento que ele mais está precisando naquele momento.

Nem sempre decifrar o que diz o seu cabelo é uma tarefa fácil, assim entender um pouco sobre a sua composição pode ser de grande ajuda. Cerca de 90% do cabelo é composto por queratina e aminoácidos, 8% por água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico e 2% por minerais. Todos esses componentes vão sendo perdidos ao longo do tempo, seja por agressões mecânicas ou químicas e precisam ser repostos através de hidratações, nutrições e reconstruções, e a frequência com que devem ser feitos estes tratamentos vão variar de acordo com o estado e a saúde do seu fio.

Vamos começar pela hidratação. Todo cabelo precisa de hidratação, independente do tipo, da cor e do uso ou não de química. Hidratar nada mais é do que repor a água perdida pelos fios no dia a dia, e é de extrema importância pois, além de dar brilho e sedosidade aos cabelos irá garantir a melhor penetração e fixação dos outros tratamentos. Um cabelo que necessita de hidratação é um cabelo ressecado e sem brilho, ao se esfregar suavemente os dedos ouve-se um som áspero, assim como a textura que também é áspera, rígida e sem flexibilidade (duros).

Nutrir é fazer a reposição de lipídeos. Mulheres com cabelos cacheados e afros se beneficiam muito da nutrição, pois o formato espiralado do fio não permite que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo chegue até as pontas. No entanto quem não possui ondas mas tem o cabelo cheio e com frizz pode se dar muito bem com produtos nutritivos. Mulheres com cabelos finos também podem usar produtos nutritivos, desde que sejam mais leves. Ou seja, todos os tipos de cabelos necessitam de reposição lipídica, em menor ou maior grau. Um cabelo carente de nutrição é facilmente identificável pois se apresenta com muito frizz, desalinhado, sem definição, poroso e sem sedosidade.

A reconstrução realiza a reposição de proteínas e aminoácidos e é de extrema importância para todos os tipos de cabelos, mas, principalmente, para quem realiza químicas nos fios. A perda de massa capilar deixa os cabelos frágeis, elásticos e quebradiços. Se as suas madeixas estão neste estado invista em reconstruções, lembrando que devem ser realizadas em um intervalo mínimo de 15 dias, pois o excesso de reconstrução é tão prejudicial quanto a falta dela por provocar um enrijecimento no fio com consequente quebra. Para cabelos saudáveis o recomendado é a realização de reconstrução mensal para a manutenção da beleza e saúde dos fios.

Agora que você aprendeu a identificar a real necessidade dos seus cabelos você está pronta para montar um cronograma capilar personalizado para tratar e suprir as carências das suas madeixas, desfilando com cabelos lindos e saudáveis. No próximo post ajudaremos você a encaixar as máscaras de tratamento em cada etapa do cronograma através dos componentes presentes na fórmula de cada uma.